Fica a Dica!!!

Hibisco

O chá de hibisco tem se tornado cada vez mais um novo aliado na hora de emagrecer e diminuir medidas, capaz de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada e exercícios físicos regulares. A bebida ainda é capaz de diminuir a gordura abdominal e dos quadris e tem ação diurética. Seu sabor também é mais agradável que os do chá preto e chá verde, com toques de framboesa, sendo uma ótima alternativa para quem deseja estimular e agilizar a perda de peso de forma saudável e sem depender de bebidas amargas.

A flor de hibisco que se utiliza na preparação do chá, entretanto, não é a flor ornamental vista em jardins e vasos, que não se encaixa na categoria de planta medicinal como sua semelhante. Deve-se ter atenção redobrada no momento da compra, não esquecendo de verificar o nome científico da planta, Hibiscus Sabdariffa, no rótulo.

Para que estes benefícios sejam alcançados, porém, deve-se saber como fazer chá de hibisco corretamente, e muitas pessoas desconhecem a receita sem perder suas propriedades mais importantes.

Mas para que serve o chá de hibisco?

A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, sendo útil para controlar desde os níveis de colesterol até regular a pressão arterial. Substâncias como enzimas e mucilagens presentes nesta planta facilitam a digestão, impedem que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos e tem efeito anulador da ação do hormônio antidiurético presente nos rins.

Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, que são as grandes vilãs do emagrecimento.

Dois flavonoides são grandemente interessantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Isso só ocorre porque a bebida reduz a quantidade de células adiposas maduras sejam criadas, evitando o processo chamado de adipogênese. Essas mesmas substâncias também ajudam a aumentar o "colesterol bom" (HDL), e a diminuir o "colesterol ruim" (LDL).

O chá de hibisco ainda diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, devido à presença de vitamina C. Outras vitaminas também estão fortemente presentes, como a vitamina B1 (tiamina), responsável por auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose, que funcionam como "combustíveis" para as células, tendo principal ação nas células formadoras do sistema nervoso, os neurônios; e a vitamina B2 (riboflavina), que ajuda a manter pele, ossos e cabelo saudáveis.

Conseguir estes benefícios depende, porém, da receita de como fazer chá de hibisco, dado que o preparo incorreto pode prejudicar os efeitos terapêuticos da bebida.

Como fazer chá de hibisco?

A maneira correta de como preparar chá de hibisco é através da infusão a partir dos cálices do botão seco e de cor vibrante da flor. O ideal é consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

Medidas:

ARTIGOS COMPLEMENTARES:

  • Chá de Hibisco Emagrece? Dicas e Benefícios
  • 7 Ervas Medicinais Para Emagrecer
  • 21 Ingredientes do Suco Verde Para Desinchar
  • 13 Dicas de Chá Inibidor de Apetite
  • 2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco;
  • 1 litro de água.

Preparo:

Após aquecer a água até o ponto de fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.

Dicas

  • É indicado evitar a adição de açúcar, mas caso não consiga é melhor usar mel;
  • Pode-se incrementá-lo adicionando suco de laranja ou de limão, algumas fatias de gengibre e até mesmo canela!
  • O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca suas propriedades terapêuticas;
  • Aconselha-se tomá-lo entre as refeições, diariamente;
  • Evite deixar o chá em descanso por muito tempo, uma vez que as propriedades medicinais podem ter seus efeitos diminuídos;
  • Pode-se fazer chá gelado com a bebida, sendo necessário deixá-lo apenas uma hora na geladeira;
  • Por sua coloração concentrada, a bebida pode manchar tecidos, jarras e copos plásticos, alguns tipos de chaleira. Por isso, evite fazê-lo nesses recipientes e tenha cuidado ao manuseá-lo.

Cuidados

  • Não se deve exagerar no consumo do chá, pois isto pode levar à intoxicação. É recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência;
  • Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio;
  • O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos -especialmente o estrogênio;
  • O chá de hibisco não é milagroso. Sem estar aliado a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável, a bebida terá seu efeito diminuído;
  • Uma alimentação que não dependa de produtos industrializados e gordurosos também faz grande diferença para os efeitos desintoxicantes do chá de hibisco. Não adianta esperar um efeito detox sem ter uma dieta equilibrada.

Folhas de Amora


Mulheres privilegiadas pelos benefícios da folha da amora


Mulheres são privilegiadas pelos benefícios da folha da amora. O chá alivia as dores das cólicas e ajuda na TPM. Na menopausa, a bebida feita a partir das suas folhas contribui com a perda de peso e para tratar o ressecamento vaginal e os famosos calorões.

Para as mulheres que estão com a autoestima baixa, os benefícios da folha da amora são marcantes. A dica para melhorar os cabelos e a pele é consumir pelo menos 1 xícara de chá por dia. Aos poucos você irá sentir os seus cabelos mais bonitos e a pele revitalizada.

Chá aproveita os benefícios da folha da amora

Com 45 calorias a cada 100 gramas, as amoras podem ser encontradas em diferentes formas. Estima-se que existam mais de 100 espécies do fruto.

Seus nutrientes ajudam a combater o envelhecimento, diversos tipos de câncer, doenças neurológicas como o AVC, inflamações e infecções bacterianas.

Combatendo as dores, o chá das folhas de amora é eficiente no auxílio ao tratamento de dores de cabeça frequentes. Confira a seguir uma série de doenças enfrentadas pela bebida e mais dos benefícios da folha da amora:

Diabetes

O chá de folha de amora ajuda a manter sob controle a taxa de glicose no sangue.

Rins e fígado

A bebida melhora o funcionamento do fígado e dos rins. Inibe o acúmulo da gordura e do colesterol nesses dois órgãos.

Fortifica os ossos

Contém 22 vezes mais cálcio do que o leite. Ele também é rico em potássio, magnésio, ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.
Emagrece

Diminui o acréscimo de gordura no corpo e aumenta a quantidade de gordura eliminada diariamente. O chá de amora diminui o acúmulo de gordura nas vísceras, ajudando a evitar a obesidade.

Qualidade do sangue

Melhora as taxas do colesterol e de acúmulo de gordura no sangue.

Hipertensão

Se você sofre com picos de pressão arterial, o chá é uma boa opção para diminuir os índices e mantê-la sob controle.

Menopausa

A folha de amora é capaz de ajustar os hormônios, melhorando os sintomas da menopausa.

Regulador dos intestinos

Entre os benefícios da folha da amora está a quantidade de fibras alimentares existentes nela. Essa substância melhora o funcionamento do intestino, diminuindo a prisão de ventre.

Receita do chá de folhas de amora

Coloque um litro de água dentro de uma panela. Quando começar a ferver desligue. Pegue a água e despeje em uma jarra. Acrescente uma colher de sopa de folhas de amora secas. Assim que estiver morno, coe as folhas. Beba sem adicionar açúcar.

Caso você não beba tudo, o chá pode ser refrigerado dentro de uma garrafa térmica. Cuide para não guardar por mais do que 24 horas. Não exagere. É indicado o consumo de apenas 3 xícaras por dia.

Agora que você já conhece os benefícios da folha da amora, prepare o chá em casa e aumente a sua qualidade de vida.

Goji Berry

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda aemagrecer. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro.

O goji berry ainda ajuda a diminuir as celulites e previne o diabetes e o câncer. O alimento é a maior fonte conhecida de carotenoides e por isso contribuir para evitar problemas de visão e pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas.

Nutrientes do goji berry

100 gramas de goji berry contam com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Este nutriente é responsável por uma série de benefícios para o organismo. A vitamina C melhora a imunidade, o humor, ajuda a emagrecer, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, proporciona resistência aos ossos, previne e melhora gripes e resfriados, contribui para a absorção de ferro, previne derrames e tem ação antioxidante.

O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides. Esta substância é importante para a saúde da pele e da visão. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o goji berry pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

O fruto também é rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. A vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose. A deficiência deste nutriente pode causar lesão cerebral potencialmente irreversível.

Pesquisas apontam a importância da vitamina B2 como fator de proteção contra doenças cardiovasculares e processos tumorais. Já a vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos e sua principal função é a produção de epinefrina, serotonina, que proporciona bem-estar, e outros neurotransmissores.

SAIBA MAIS

  • Dieta especial para obesidade
  • Alie dieta a exercício físico

O goji berry também conta com 19 aminoácidos, incluindo os oito essenciais que o nosso organismo não consegue produzir e precisa adquirir por meio da alimentação. Os aminoácidos apresentam função essencial na manutenção da massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes.

O fruto possui 21 minerais, estas substância tem função primordial na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, manutenção da pressão dentro e fora das células e função protetora diminuindo os riscos de doenças. Entre os minerais, o alimento se destaca pela presença do germânio que possui atividade anticancerígena.

O goji berry conta com beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, cyperone, um fito-nutriente que proporciona benefícios ao coração e pressão sanguínea e fisalina, importante para portadores de hepatite B e C. A betaína também está presente no fruto, ela é usada pelo fígado para produzir colina, substância necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares. Por fim, o goji berry conta com polissacarídeos, especialmente as beta-glucanas conhecidos como modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos. 

Benefícios comprovados do goji berry

Ajuda a emagrecer: Uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos em relação ao grupo controle que tomou um suco placebo.

A pesquisa também mostra que indivíduos com baixo consumo de vitamina C podem ser mais resistentes à perda de massa gorda. 45 gramas de goji berry contam com 90 gramas de vitamina C, que é exatamente a quantidade diária recomendada do nutriente pelo Recommended Dietary Allowances do Governo dos Estados Unidos. Além disso, o goji berry é pouco calórico, uma colher de sopa do fruto conta com 50 calorias.

Diminui as celulites: O fruto é rico em beta-sisterol, nutriente com ação anti-inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracteriza por uma inflamação. Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis de colesterol, que em excesso pode aumentar as celulites.

Melhora o sistema imunológico: O goji berry é rico em vitamina C. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. A vitamina também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

Melhora a visão: O fruto é a maior fonte conhecida de carotenoides. Este nutriente é responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão. Alguns estudos também apontam que o goji berry possui quantidades significativas de zeaxantinas que melhoram a função da retina.

Protege a pele: Os carotenoides presentes no goji berry também irão proporcionar benefícios para a pele. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o goji berry pode oferecer fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

Ação anticancerígena: Uma pesquisa realizada em 2012 e publicada no Journal of the American College of Agriculture sugere que os polissacarídeos presentes no goji berry podem inibir a proliferação de células HeLa, tipo de células cancerígenas, por indução de morte celular. Os resultados mostraram que o fruto pode agir principalmente no câncer de colón e de colo de útero.

Previne doenças cardiovasculares: Estudos publicados na Nutrition Research em 2009 indicam que o aumento do consumo de goji berry, por conter vitaminas C, E e A faz com que a ação antioxidante aumente e a oxidação do colesterol ruim, LDL, diminua. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui.

Além disso, o beta-sisterol presente no goji berry tem ação anti-inflamatória e também contribui para estabilizar os níveis do colesterol. Já a vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Protege o cérebro: O goji berry conta com ácidos graxos essenciais que são necessários para a síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Além disso, as vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante da fruta também contribuem para evitar problemas neurológicos.

Proporciona bem-estar: A vitamina B6 presente no alimento tem como principal função a produção de alguns neurotransmissores, entre eles a serotonina, que proporciona bem-estar.

Ação antioxidante: O goji berry possui forte ação antioxidante, isto porque ele é a maior fonte conhecida de carotenoides, substância que se destaca por esse benefício. Além disso, a vitamina C presente em grandes quantidades no alimento também tem ação antioxidante.

Quantidade recomendada de goji berry

Para alcançar o efeito medicinal, a dosagem diária recomendada de goji berry é entre 15 e 45 gramas ou 120 ml do seu suco. 

Ervas em seu cotidiano

Abaixo, temos uma pequena lista com problemas cotidianos de saúde e seus tratamentos com ervas medicinais.

* Lembrando que, se os problemas persistirem, seu médico deve ser sempre consultado.


Artrite
Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.

Arroto
Poejo

Anemia
Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.

Arteriosclerose
Cavalinha

Asma
Cerefólio, Hortelã, Funcho.

Baço
Salsa, Dente de Leão.

Bexiga
Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.

Boca (mau hálito)
Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.

Bronquite
Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.

Cabeça (dores de)
Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.

Cabelo
Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana.

Cálculos
Salsa, Bardana, Dente de Leão.

Calmante
Alecrim, Alfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.

Câncer
Confrei (leucemia), salsa.

Cansaço
Mil em Rama.

Catarro
Mil em Rama.

Caxumba
Erva Cidreira.

Cistite
Cavalinha.

Coceira (urticária)
Babosa.

Cólica Hepática
Erva Cidreira, Hortelã.

Cólica Menstrual
Artemísia, Losna.

Cólica de Ventre
Cavalinha, Hortelã, Losna, Manjerona, Funcho.

Colite
Malva.

Convulsão
Artemísia

Contusão
Bálsamo

Coração
Alecrim, Confrei, Sálvia, Bardana.

Cortes
Cavalinha, Confrei.

Coqueluche
Alecrim, Alfazema.

Dentes
Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho

Depressão
Alecrim.

Depurativo do Sangue
Cavalinha, Cerefólio, Confrei, Tanchagem, Bardana, Dente de Leão.

Diabetes
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem, Poejo, Funcho.

Digestão difícil
Alecrim, ALfazema, Boldo.

Doenças Venéreas
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem.

Dores em Geral
Camomila, Confrei, Sálvia.

Eczema
Babosa.

Enxaqueca
Alfazema, Erva Cidreira, Salsa.

Epilepsia
Artemísia.

Estômago
Boldo, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjericão, Mil em Rama, Poejo, Tanchagem.

Feridas
Alecrim, Arruda, Belgroega, Mil em Rama, Tanchagem, Bardana.

Fígado
Boldo, Beldroega, Mil Rama, Salsa, Dente de Leão.

Fraqueza
Alfazema, Boldo, Losna, Manjericão, Mil em Rama, Dente de Leão.

Frieira
Saião, Babosa.

Furúnculo
Babosa, Malva, Sabugueiro, Tanchagem, Bardana.

Garganta (amigdalite)
Alfazema, Cavalinha, Manjericão, Malva, Sálvia, Tanchagem.

Gases
Alfazema, Boldo, Manjerona, Poejo, Funcho.

Gastrite
Confrei, Bardana.

Gota
Alfazema, Mil em Rama, Sabugueiro, Bardana, Dente de Leão.

Gripe
Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Manjerona.

Hemorragias
Cavalinha, Confrei, Mil em Rama, Tanchagem.

Hemorróidas
Mil em Rama, Bardana.

Hepatite
Boldo, Confrei.

Histeria
Alecrim, Erva Cidreira, Manjerona.

Icterícia
Artemísia, Erva Cidreira, Salsa.

Impotência
Tanchagem.

Insetos (picadas de)
Cebolinha, Salsa, Sálvia.

Intestinos
Erva Cidreira, Malva.

Intoxicação
Nirá.

Lactação
Beldroega, Cerefólio, Hortelã, Salsa (secar o leite), Dente de Leão.

Náusea
Caatinga de Mulata, Hortelã, Losna, Poejo, Funcho.

Obesidade
Losna, Sabugueiro, Malva, Salsa.

Olhos
Alecrim, Caatinga de Mulata, Arruda, Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Salsa.

Ossos Quebrados
Confrei.

Ouvidos
Caatinga de Mulata, Arruda, Funcho.

Ovários
Tanchagem.

Pâncreas
Dente de Leão.

Pele (acne, manchas, espinhas, cravos)
Confrei, Cerefólio, Malva, Sabugueiro, Bardana.

Pesadelos
Erva Cidreira

Piolho
Cânfora, Salsa.

Pressão Alta
Salsa.

Prisão de Ventre
Baldroega, Malva, Sabugueiro, Bardana.

Pulmão (problemas respiratórios)
Poejo, Sálvia, Tanchagem.

Queimadura
Babosa, Beldroega, Confrei, Bardana.

Resfriado
Manjerona, Sálvia, Poejo, Sabugueiro.

Reumatismo
Alfazema, Artemísia, Boldo, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjerona, Mil em Rama, Bardana, Dente de Leão.

Rins
Beldroega, Artemísia, Cavalinha, Manjericao.

Sarna
Alecrim, Arruda.

Seios
Cerefólio, Salsa.

Tonturas
Alfazema.

Torcicolo
Manjerona.

Tosse
Alfazema, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericao, Malva, Poejo, Sálvia, Funcho.

Tuberculose
Cavalinha, Confrei.

Úlcera
Bálsamo, Cavalinha, Confrei.

Urina
Alfazema, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Confrei (sangue na urina), Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.

Útero
Tanchagem.

Vermes
Arruda, Artemísia, Caatinga de Mulata, Camomila, Hortelã.

Erva Doce - Produtos Naturais / Cuidando da sua saúde!
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora